Porque eu preciso de um dia da consciência negra

12219562_1195887370427324_8375524768411669032_n

Eu preciso de um dia da consciência negra porque desde que eu nasci só tem gente branca na TV. As princesas são brancas, as protagonistas das novelas, das séries, dos filmes, dos comerciais são brancas. As negras são empregadas, prostitutas, as amantes ou o objeto de desejo do homem branco que vai acabar casando com a branca no final.

Eu preciso de um dia da consciência negra porque na escola eu só aprendi a história dos brancos. E os negros? Ah, os negros foram escravizados, sabe como é. Aí teve o Zumbi, mas ele foi morto. E É ISSO.

Eu preciso de um dia da consciência negra porque no balé eu era chamada de gorila e na escola eu sempre era a menina mais feia. POR SER NEGRA.

Eu preciso de um dia da consciência negra porque, enquanto o índice de mortalidade das mulheres brancas cai a cada ano (e que maravilhoso) o de mulheres negras cresce!

Eu preciso de um dia da consciência negra porque nesse ano só uma pessoa negra entrou no curso de história de uma das maiores universidades do país! E porque quase todos os meus colegas são brancos.

Eu preciso de um dia da consciência negra porque eu tenho 4 anos de história de gente branca e um semestre de História da África.

Eu preciso de um dia da consciência negra porque o que tá acontecendo no país atualmente é um verdadeiro genocídio da juventude negra.

Então, não me venha você falar de dia da consciência humana! Porque enquanto formos tratados como diferentes, não dá pra viver como igual!

Eu ergo o punho esquerdo que é pra luta. É pra lutar por cotas e pela minha história nos livros didáticos e na academia!

E que nesse 20 de novembro a gente lembre sempre do que querem que esqueçamos!

por Jéssica Rosa

Porque eu preciso de um dia da consciência negra

Deixe um comentário

